data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Até esta sexta-feira, 668 empresas de Santa Maria já tinham feito a opção pelo enquadramento no Simples Nacional em 2022. O número é superior a janeiro de 2021, quando 655 empreendimentos fizeram a opção pela tributação simplificada no município.
A Receita Federal ressalta que, apesar de o prazo para regularização de pendências para entrada no Simples Nacional ter sido prorrogado para 31 de março deste ano, a opção pelo enquadramento no regime deve ser feita até esta segunda-feira. Quem perder o prazo, não pode ser inserido na tributação.
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte. Em uma mesma guia, são cobrados todos os impostos federais, estaduais e municipais.
Cade aprova a compra do Grupo Big pelo Carrefour, mas com ressalvas
FATURAMENTO
A adesão é facultativa. Para o ingresso no Simples, é necessário o cumprimento de algumas condições, a começar pelo faturamento anual. Para microempresa (MEI), o teto é de R$ 360 mil. Para empresa de pequeno porte, o limite anual é de R$ 4,8 milhões. As optantes não podem ter débitos tributários.
Entre as principais vantagens do Simples, estão a unificação da arrecadação dos impostos em uma única alíquota e redução da carga tributária para a maioria dos casos. A solicitação deve ser feita pelo portal do Simples Nacional.